terça-feira, junho 19, 2012

O Sono, A Fome, e a Sanidade Mental


Ontem eu dei para Marina a primeira mamadeira de leite em pó. Meu coração ficou do tamanho de um grão de feijão, mas eu resolvi tentar. Marina está com quase 8 meses e adoraria poder amamenta-la até 1 ano, mas não creio que vá ser possível.
Marina mamando e me beliscando
Ela come bem, aceita as papinhas de vegetais que eu faço, as de fruta. Mas adora peito. E recentemente eu percebi que ela estava frustrada, ela mama, olha pra mim, chora. Chuta, volta pro peito, me belisca, morde com as gengivas (ainda bem ainda não apontaram os dentes). Mas estava claro que ela estava muito frustrada. Isso vem rolando já há algum tempo e ontem eu resolvi ceder e tentar dar uma mamadeira de leite em pó (fórmula) para ver a aceitação e o resultado.
Preparei 4oz de uma que eu tinha em casa e dei pra ela no final da manhã. Fiz morninho, pra tentar imitar a temperatura do leite materno. Ela mamou 1oz. e nao quis mais. Guardei na geladeira e decidi tentar de novo a noite, antes de dormir - tentai da peito de novo e ela ficou frustrada novamente. A noite ela mamou aproximadamente 6oz (o resto que tinha, mais um pouco que eu fiz quando notei que ela ainda estava com fome).
Agora sao 10h da manhã e ela acabou de acordar.
Meus filhos dormem bem, muito bem. Eu acho que eu tenho  'PhD' em rotina noturna e de tantas coisas que ajudam a fazer a criança dormir, barriguinha cheia é uma das boas.
Eu nao estou sugerindo o desmame como solucao para os problemas do sono, mas a criança com fome acorda mais rápido, isso é lógico. Eu, infelizmente, nao estou produzindo mais leite o suficiente para a minha gatinha. Vejo a frustracao nos olhinhos dela quando tenta mamar. Acho que o processo de emagrecimento prejudicou um pouco a producao de leite, apesar de que com meus meninos foi a mesma coisa. Por volta dessa época o meu leite começou a não ser suficiente e é uma escolha que eu tive que fazer, a de introduzir a mamadeira para que 1) eles tivessem os nutriente necessarios 2) eu pudesse ter um pouco mais de tranquilidade, ja que crianca com fome vai querer comer com mais  frequencia e, verdade seja dita, a gente fica presa ao bebe por mais horas do que as vezes podemos oferecer.
Se você tem leite suficiente, ótimo! Aproveite e amamente muito! Não tem nada melhor pro bebe e é tão gostoso pra mãe tb! Eu adoro!
Vou tentar dar peito e suplementar com formula até a hora que ela simplesmente nao queira o peito mais.
É de partir o coração. É minha última filha, já que eu liguei quando ela nasceu, entao é muito provavelmente a última vez que amamento (provavelmente porque dizem que a ligadura de trompas é quase 100% - e quase é quase).

Para a Ana, caso vc esteja lendo isso, tente dar uma BOA mamada antes de você ir dormir. Eu costumo fazer a rotina da noite por volta das 9h da noite. É a hora que funciona aqui na minha casa. Mas eu só vou dormir um pouco mais tarde, por volta da meia noite. As vezes eu acorodo a Marina para mamar antes de eu ir dormir. Eu acho que isso ajuda ela a dormir um pouco mais pela manhã que é quando o bicho tá pegando aqui em casa e eu costumo precisar de um tempinho pra poder cuidar dos meninos antes de ir buscá-la no berço.

1 comentário:

Ana Paula disse...

Pois eh, essa e a proxima coisa que vou tentar, dar uma Boa mamada antes de ir dormir. Ontem, ate tentei, mas nao adiantou muito, o que tem melhorado e deixar ele chorar, ele anda dormindo quase 6 horas seguidas e isso nao acontecia... fico imaginando quando chegar a minha hora de parar de amamentar... Eu ainda tenho muito leite, mas o que eu comecei a perceber eh que o Enzo esta perdendo o interesse, ja nao mama mais como antes, mas.... vamos em frente!!!