quinta-feira, junho 14, 2012

3 é muito mais que 2+1

A vida com três crianças pequenas não é fácil. Definitivamente não é. Pais de gêmeos sempre dizem como é difícil conciliar as rotinas de 2 bebês, o cansaço... Eu não sei, porque não tenho gêmeos. Meus dois meninos são o que chamam aqui nos EUA de "gêmeos irlandeses", uma analogia a 'culpa católica' dos irlandeses  que os leva a não usar métodos para prevenir a gravidez. Pelo menos foi isso que eu ouvi. Mas bem, 'gêmeos irlandeses' (Irish Twins) são irmãos cuja diferença de idade é de menos de 1 ano. Thomas é mais velho que Nicholas exatos 11 meses.
Não posso comparar meus 'gêmeos irlandeses' a gêmeos verdadeiros porque não possuo os verdadeiros, mas acredito que os meus dão tão ou mais trabalho que gêmeos. Veja, se você tem gêmeos, vc troca fralda junto, amamenta ou dá leite junto, faz a papinha pra dois, etc. Eu fazia papinha pra um e amamentava o outro. Agora troco fralda de um e levo o outro pra usar o banheiro. Um gosta de um programa na televisao o outro gosta de outro. A idade é próxima o suficiente que eles são companheiros, mas nesse estágio eles estao em fases diferentes da vida de desenvolvimento e tem necessidades diferentes. Isso dá MUITO trabalho.
Aí vc adiciona outro bebê antes do mais velho sequer completar 2 anos e meio e tem-se uma receita para o caminho mais curto para o manicômio.
Sinceramente, os primeiro 6 meses de vida são relativamente tranquilos, o bebê mama e dorme, e eu conseguia dividir o meu tempo entre a casa e as crianças, ainda que com alguma dificuldade. Agora ela está com 7 meses e meio, mais alerta, gosta muito de atenção, já come papinhas, quer participar do dia-a-dia com os irmãos, mas ainda nao aprendeu a engatinhar.
Meu trabalho mais que triplicou. É por isso que dizem que 3 filhos é muito mais do que 2 + 1. Quando os 3 são pequenos acho que é ainda pior.
Thomas gosta de leite gelado, no copinho.
Nicholas gosta de leite quente, na mamadeira.
Marina mama  no peito.
Thomas adora desenho animado.
Nicholas não tem foco suficiente para assistir um episódio inteiro.
Marina gosta de observar as cores e movimento, entao tanto faz.
Thomas não come quase nada. Pão, banana, macarrão com queijo, pizza. Nem cachorro quente ele come. Às vezes eu consigo que ele coma um ou dois pedaços de ovos mexidos se prometer levá-lo para nadar. E doces e chocolate.
Nicholas adora carne, comida salgada, temperada. Não é chegado em doces. Pede um MM por exemplo, poe na boca e cospe em seguida. E eu tenho que catar tudo o que fica jogado pelo chão, meio mastigado.
Marina é a minha favorita, pq ela come todos os vegetais que eu ofereço. Faço as papinhas caseiras e ela come tudo. Uma belezura. Tudo fresquinho, feito em casa. Batatinha doce, cenouras, vagem, aspargos, abobora, ervilhas. Faço ou assado ou no vapor e depois passo pela centrifuga e peneira. Congelo em forminha de gelo e depois coloco as porções em sacos plasticos no freezer. Tiro 2 ou 3 cubinhos por vez e descongelo pra ela.
Li em algum lugar que nao existem estudos que comprovem que ao introduzir vegetais antes das frutas ajude a criança a aceitar os vegetais mais facilmente, mas eu estou tentando fazer isso e ver se funciona. Ela até agora tem comido de tudo. Não tenho feito papinha de frutas pq nem todas as frutas congelam bem e eu prefiro fazer no atacado, pra facilitar a minha vida e sair mais barato.

Tenho tentado estabelecer a rotina deles o mais similar possivel, para facilitar a minha vida. A hora de dormir, a de comer e até o cochilo da tarde.
Brinco com o meu marido que vivo em modo de sobrevivencia aqui. Tem dias que acho que não vou dar conta. Outros dias acho tudo lindo e percebo que vivo o sonho de tantas outras mães.
Uns dias são melhores que outros. Hoje é um dia bom. Os 3 estao tirando o cochilo da tarde agora e eu vim aqui escrever. :)

1 comentário:

Ana Paula disse...

continue escrevendo Lu e dando dicas, estou lendo seus posts, muito bacana!!! Siga em frente, esses seus filhos lindos sao uma verdadeira inspiracao!!!